Cresce busca por profissionais digitais e inovadores, segundo pesquisa da Firjan.

Cresce a procura por profissionais que atuam na economia digital e com foco na criação de produtos e serviços diferenciados para o consumidor. Segundo os dados da pesquisa “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil – Edição 2019”, o mercado de trabalho abriu 24.500 vagas para profissionais com esse perfil em dez profissões da economia criativa. O levantamento reflete as transformações da nova economia, caracterizada por novos modelos de negócio, hábitos de consumo e relações de trabalho.

O mercado de trabalho criativo no país reúne 245 mil estabelecimentos e 837,2 mil profissionais. O cenário recessivo dos últimos anos gerou uma leve retração da participação do PIB Criativo no PIB Brasileiro, que saiu de 2,64% para 2,61%, representando a soma de R$ 171,5 bilhões, segundo mapeamento da Firjan. O crescimento da indústria criativa está ligado à transformação digital e à valorização da experiência do usuário.

Entre as áreas que demonstram perspectivas de bom desempenho está a Tecnologia. Atividades ligadas à criação de softwares, sistemas, consultoria em TI e robótica, além de desenvolvimento experimental e pesquisa são áreas nas quais a cadeia de Economia Criativa já está instalada. Responsável por empregar 37,1% dos profissionais, o segmento de Tecnologia tem a maior média salarial entre os criativos. Em alinhamento à tendência mundial de transformação digital, empresas brasileiras se preparam para trabalhar com grande volume de dados e com a convergência das tecnologias.

O levantamento aponta que a digitalização e a necessidade de compreender o consumidor e as suas vontades são vistas como prioridade pelos empregadores que querem se destacar nesse ambiente novo e competitivo. É um crescimento muito relevante, especialmente considerando o cenário de recessão, com queda de 3,7% no mercado de trabalho nacional. Entre as carreiras que se destacam nesse cenário estão as de Engenharias. A forte base analítica dos cursos favorece a inserção em ramos voltados à tecnologia. Empresas como Google, Amazon, Facebook, Netflix e Spotify têm a inovação e a criatividade como pilares do negócio.

“O mundo tem passado por profundas transformações no mercado de trabalho, que são resultado das mudanças socioculturais e do avanço da digitalização. As mudanças nos hábitos de consumo e a transformação digital exigem das empresas uma série de novas competências e habilidades até então inexploradas. Esse movimento já é visível na economia criativa, que registra alterações no perfil dos profissionais buscados pelo mercado”, explica o gerente da Casa Firjan, Gabriel Pinto.

A construção de cidades inteligentes é outro campo que oferece oportunidades de negócio. A elaboração de planos de mobilidade urbana, por exemplo, passa necessariamente pelas mãos de engenheiros e a economia criativa não pode mais ser desconsiderada nesse cenário. O uso de meios de transporte compartilhados, por exemplo, já é uma realidade nas grandes cidades brasileiras.

As soluções para tornar as cidades inteligentes incluem inovações nas áreas de mobilidade urbana, atendimento ao cidadão, saúde pública, educação, Tecnologia da Informação, sustentabilidade, segurança e economia. Startups de compartilhamento de veículos, robôs de atendimento inteligente, plataformas que realizam diagnósticos médicos através de imagens, soluções de tratamento de lixo, de iluminação, de monitoramento, etc. A lista é extensa e surgem soluções criativas para os problemas existentes a todo o momento.

Lançada a cada dois anos, a pesquisa avalia 13 segmentos criativos agrupados em quatro áreas: Consumo (Design, Arquitetura, Moda e Publicidade), Mídias (Editorial e Audiovisual), Cultura (Patrimônio e Artes, Música, Artes Cênicas e Expressões Culturais) e Tecnologia (P&D, Biotecnologia e TIC).

Compartilhar
Sara Café
Sara Café
Jornalista do Inova Mundo
Parceiros
Receba Novidades
Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos exclusivos.

*Não enviaremos spam

Entre em contato
[email protected]
Localização
Rua Tomás Acioli, 1493
CEP: 60135-180
Fortaleza-CE
Redes Sociais

© inovamundo. Todos os direitos reservados.