Investimentos de 3,5 milhões cria Parque de Ciência e Tecnologia do Mar.

Um Parque de Ciência e Tecnologia do Mar virado para o acolhimento de empresas na área da investigação e da economia do mar vai ser construído em Peniche, cidade portuguesa do distrito de Leiria, num investimento superior a 3,5 milhões de euros, financiado através de fundos comunitários do programa MAR2020 e de fundos próprios da associação que o irá gerir.

 

Denominado SmartOcean, o Parque é “um projeto estruturante que promoverá a transferência de conhecimento para o tecido empresarial e a inovação de base tecnológica”, divulgou nesta segunda-feira o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), promotor da iniciativa em parceria com a Câmara de Peniche, a Docapesca e o Biocant, um parque de biotecnologia em Cantanhede.

 

A infraestrutura tecnológica de acolhimento empresarial focada na economia do mar deverá começar a ser construída em 2020, numa zona com 1.500 metros quadrados, junto ao edifício Cetemares, na zona central da cidade de Peniche, no distrito de Leiria. O projeto foi desenhado para “servir de interface entre os sistemas empresarial e científico” e, segundo o IPL, “será dotado de condições de excelência, em termos físicos e em equipamentos tecnológicos”.

 

O projeto pretende, segundo o coordenador científico, Sérgio Leandro, captar e reter talentos na região para a região, estimulando a incubação de empresas no âmbito da aquacultura, biotecnologia, inovação alimentar, turismo costeiro e tecnologias de informação, comunicação e eletrônica (TICE). “O mar não é só fonte de pesca e a economia do mar deve ser baseada no conhecimento e na inovação, com respeito pelos recursos limitados dos oceanos, numa estreita ligação à investigação e ao desenvolvimento socioeconômico”, explicou Sérgio Leandro, vincando o objetivo de, no futuro, o SmartOcean “contribuir para a mudança de paradigma empresarial das comunidades costeiras”.

 

O SmartOcean permitirá criar uma relação simbiótica entre o território de Peniche, com uma forte vocação e tradição marítima, a formação superior nas áreas do turismo e ciência e tecnologias do mar, ministrada na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), e da infraestrutura científica do Politécnico de Leiria dedicada ao mar, o Cetemares, ambos localizados em Peniche.

 

Dirigido a empreendedores, investigadores e empresários do ecossistema de inovação, o parque recebeu já manifestações de interesse de empresas como a Bitcliq (na área das tecnologia da informação comunicação e TICE), a SEAentia e a Flying Sharks (ambas na área da aquacultura), a I&D Food (inovação alimentar/biotecnologia), a Professional Fish Keepers (aquacultura ornamental), a Bluegrowth (consultoria), a Domatica (internet das coisas), a Youseame (turismo náutico) e o Ocean Tech HUB.

 

 

Compartilhar
Sara Café
Sara Café
Jornalista do Inova Mundo
Parceiros
Receba Novidades
Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos exclusivos.

*Não enviaremos spam

Entre em contato
[email protected]
Localização
Rua Tomás Acioli, 1493
CEP: 60135-180
Fortaleza-CE
Redes Sociais

© inovamundo. Todos os direitos reservados.