Desafio global de inovação do MIT seleciona projeto brasileiro de combate à corrupção.

A plataforma de combate e prevenção à corrupção RevelaGov, desenvolvida pela startup de tecnologia Gedanken, é um dos 32 selecionados do Solve Challenge 2019, desafio global de impacto social promovido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A startup, que é acelerada pelo FIEMG Lab 4.0, foi o único projeto brasileiro selecionado e concorreu com cerca de 1,4 mil projetos de 100 países.  A seleção final foi realizada durante a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.

 

A plataforma utiliza técnicas de big data, estatística avançada e inteligência artificial para monitorar os gastos públicos e fomentar o controle social. Ela mapeou mais de um milhão de indícios de irregularidades em 1.802 órgãos municipais do estado de São Paulo analisando as despesas de 2008 a 2018, como gastos sem licitação acima do limite legal e contratação de empresas apenadas.

 

A Gedanken é uma das 50 startups do ciclo 2019/2020 do programa de aceleração FIEMG Lab 4.0, que promove o desenvolvimento de novas tecnologias a partir de negócios inovadores e os conecta com o mercado. Ela utiliza estatística avançada, big data e inteligência artificial para reduzir riscos das empresas no relacionamento com fornecedores, clientes, parceiros comerciais e colaboradores.

 

Agora, a equipe da startup integrará também a comunidade Solve, do MIT. Com isso, receberá suporte e mentoria para ampliar sua atuação, mediante a disponibilização de ferramentas, treinamento e conexões com investidores internacionais.“A seleção é um reconhecimento de nosso trabalho por uma instituição de grande renome internacional. Dá mais ânimo para continuarmos aprimorando a ferramenta e diminuirmos a assimetria de informações entre o poder público e o cidadão”, afirma Rafael dos Anjos, autor da tese na USP que originou a plataforma.

 

O MIT Solve incentiva soluções tecnológicas de impacto social para resolver os principais problemas globais. O desafio internacional deste ano propôs quatro temas: economia circular, inovação orientada à comunidade, desenvolvimento na primeira infância e cidades saudáveis.A equipe de jurados levou em consideração o potencial de impacto dos projetos na sociedade, abordagem inovadora, uso de novas tecnologias e viabilidade, entre outros. Dos 32 selecionados em quatro grupos de desafios, apenas o RevelaGov é brasileiro.

 

Segundo o Barômetro da Corrupção, divulgado no dia 23/09, passada pela ONG Transparência Internacional, 82% dos brasileiros acreditam que podem fazer a diferença no combate à corrupção.“O RevelaGov tem o objetivo de empoderar o cidadão para o exercício do controle social, atuando na fiscalização do uso dos recursos públicos”, explica dos Anjos.

Compartilhar
Sara Café
Sara Café
Jornalista do Inova Mundo
Parceiros
Receba Novidades
Cadastre seu e-mail e receba nossos conteúdos exclusivos.

*Não enviaremos spam

Entre em contato
[email protected]
Localização
Rua Tomás Acioli, 1493
CEP: 60135-180
Fortaleza-CE
Redes Sociais

© inovamundo. Todos os direitos reservados.